Coleta de Resíduos
Coleta de resíduos sólidos classe II Orgânicos, recicláveis e rejeitos
Coleta de entulhos da construção civil;
Coleta de resíduos sólidos classe I – perigosos (lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias)
Coleta de resíduos ambulatoriais
Locação de caçambas estacionárias para remoção de entulhos
Implantação de coleta seletiva
Assessoria
Elaboração de PGRS (plano de gerenciamento de resíduos).
Para emissão de CADRI
Para realização do cadastro junto a AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana);
Para emissão de Certidões
Reciclagem
Como funciona o processo de reciclagem
Com simples ações é possível separar o lixo reciclável reduzindo o número de detritos enviados aos aterros sanitários em aproximadamente 70 %. Por exemplo, latas de alumínio e plástico levam no mínimo 100 anos para decomposição. Vidros 10.000 anos. Outros materiais como pilhas, baterias tintas e algumas lâmpadas podem contaminar o solo e os rios com metais pesados, mercúrio e radioatividade.
Podemos classificar a periculosidade dos resíduos pela sua atuação. Alguns apresentam Inflamabilidade, Corrosividade, Reatividade, Toxidade, Partogenecidade.
Eles contém produtos químicos que agridem ao meio ambiente de forma intensa e rápida. Resíduos provenientes de tratamento químicos de metais, pilhas, baterias, lâmpadas, etc...
A sucata é matéria-prima das empresas produtoras de aço e pode, sem maiores problemas, ser reciclada mesmo quando enferrujada. Sua reciclagem é facilitada pela sua simples identificação e separação, principalmente no caso da sucata ferrosa, em que se empregam eletroímãs, devido às suas propriedades magnéticas. Através deste processo é possível retirar até 90% do metal ferroso existente no lixo.
Aterros, Incineradores e Centro de Triagem
Aterros Sanitários
Os aterros sanitários são grandes terrenos onde o lixo é depositado, comprimindo e depois espalhado por tratores em camadas separadas por terra.Representam a alternativa mais econômica a curto prazo, porém causam enorme degradação ao meio ambiente.
Incineradores
Os incineradores, indicados sobretudo para materiais de alto risco, podem ser utilizados para a queima de outros resíduos, reduzindo seu volume. As cinzas ocupam menos espaço nos aterros e reduz-se o risco de poluição do solo.
Centro de Triagem
O processo de triagem do lixo consiste na separação dos materiais que serão encaminhados para a reciclagem, de acordo com suas características físicas e químicas.